Projetos de Ações Sociais

Projetos de Ações Sociais desenvolvidos pelo Instituto EFORT

ONU- HABITAT / CIRCUITO URBANO

ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, o programa é o ponto focal da ONU para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos, tendo como objetivo atuar em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável.
O Escritório Regional para América Latina e o Caribe está localizado no Rio de Janeiro desde 1996. Também no Rio de Janeiro está o escritório do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul com uma equipe dedicada a todas as iniciativas, projetos e atividades da instituição no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Agência Brasileira de Cooperação

Agencia Brasileña de Cooperación

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi criada em 1987 para planejar, coordenar, negociar, aprovar, executar, acompanhar e avaliar, no âmbito nacional, programas, projetos e atividades de técnica para o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento, do País para o exterior e do exterior para o País, sob os formatos bilateral, trilateral ou multilateral. Desde 2019, tem também a responsabilidade de coordenar a cooperação humanitária promovida pelo governo brasileiro. Para desempenhar sua missão, a ABC segue as diretrizes da política externa do MRE e as prioridades nacionais de desenvolvimento, definidas nos planos plurianuais e nos programas setoriais de governo.

https://www.circuitourbano.org/

ENEL

O projeto está alinhado com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente o ODS 7: Energia Limpa e Acessível.

Aliando uma metodologia de Educação para o Consumo Consciente à troca de lâmpadas incandescentes, halógenas ou fluorescentes por modelos de LED, o projeto vai até espaços públicos, privados ou comunitários onde as comunidades se reúnem para difundir conhecimentos sobre o uso sustentável da energia elétrica e de outros recursos através de ações que dialoguem com públicos de diversos perfis sociais e regiões da área de concessão da companhia.

Esses encontros têm como objetivo primordial compartilhar informações que permitam a redução do consumo de energia e seu desperdício, além dos cuidados para seu uso seguro dentro e fora da casa do cliente. São apresentados alguns temas variáveis de acordo com o perfil do público ou região de atuação, como: cuidado com o meio ambiente, direitos e deveres do consumidor, leitura da fatura de energia, perigos associados ao furto de energia, tarifa social de energia elétrica, bandeiras tarifárias e outros temas técnicos e comerciais.

Meio ambiente, direitos e deveres do consumidor, leitura da fatura de energia, perigos associados ao furto de energia.